Precisando de um dinheiro extra para seu empreendimento? Confira neste artigo um pouco mais sobre o empréstimo empresarial, seus tipos e situações das quais vale a pena solicitar.
Empréstimo empresarial
A palavra “empréstimo” comumente pode causar calafrios, e quando tratamos de empréstimos empresariais o medo se torna ainda maior pois estamos tratando e lidando com toda uma empresa, fugindo da esfera pessoal.
Este artigo veio para lhe ajudar e tornar o empréstimo empresarial menos assustador. Confira no decorrer do texto um pouco mais sobre este serviço, seus tipos, como fazer e momentos em que o empréstimo pode valer a pena.
O que é empréstimo empresarial
Assim como no empréstimo pessoal, ao realizar um empréstimo empresarial você estará realizando um empréstimo junto ao banco de um valor que estará pagando de forma parcelada e com a incidência de juros.
Para os empreendimentos existem alguns tipos de empréstimos específicos que se adequam conforme o bloco de atuação da empresa ou a finalidade do dinheiro o qual está emprestando.
Existem algumas situações específicas em que entrar num acordo de empréstimo empresarial pode ser útil para seu empreendimento, será que seu negócio se encaixa nelas?
Quais são os tipos de empréstimos?
Conforme citado acima existem diferentes métodos de empréstimos empresariais que irão se adequar conforme os segmentos de sua empresa e a finalidade do dinheiro emprestado, confira alguns dos tipos de empréstimos mais comuns e suas características:
Antecipação de recebíveis
Se você está interessado pelo empréstimo empresarial, então suponho que esteja precisando de um dinheiro extra para determinados setores de sua empresa; ou apenas para manter suas obrigações diárias.
Antes de entrar diretamente no mundo dos empréstimos você já ouviu falar sobre antecipação de recebíveis através da securitização de créditos?
Com ela você estará recebendo um dinheiro extra que já é seu e de sua empresa, porém, iriam chegar em seus domínios a longo prazo.
Talvez, com essa opção, você já consiga resolver suas pendências e nem seja necessário um empréstimo propriamente dito.
Empréstimos bancários
Um dos empréstimos mais comuns e utilizados, neste método você/sua empresa entrará em contato com um banco de sua escolha e irá apresentar sua proposta.
Apesar do empréstimo bancário ser um dos mais conhecidos ele também é um dos que apresentam maior taxa de juros, em algumas ocasiões a empresa paga o triplo do valor emprestado.
O processo para o acordo de empréstimo entre empresa e banco também é burocrático, você precisará ter um bom crédito e apresentar receitas que comprovem que sua empresa conseguirá quitar os valores finais do acordo.
Investidores anjos
Os chamados investidores anjos são mais utilizados por empresas pequenas/startups.
Essas empresas procuram por empresários que sejam consolidados e estejam dispostos a investir em novos negócios; é claro que, com o investimento inicial destes investidores, eles também desejam obter lucros e resultados de sua empresa em longo prazo.
Você conseguirá um investidor anjo mais facilmente caso mostre que sua empresa está em ascensão e possui um crescimento em potencial.
Os investidores anjos são uma excelente opção para micros e pequenos negócios.
Empréstimo de capital de giro
Este tipo de empréstimo é comumente optado quando você precisa de um determinado valor para manter processos diários de sua empresa em ordem. Como: repor estoques, comprar e repor mercadorias, custear despesas, etc.
Como fazer empréstimo empresarial?
Um empréstimo pode ser aquilo que fará com que sua empresa alcance um novo patamar, permitindo uma expansão, manutenção e melhor saúde financeira de seu empreendimento.
Para que você tenha mais chances de conseguir um empréstimo empresarial separamos esses 5 passos:
Entenda sua própria empresa
Antes de entrar em contato com um banco ou qualquer instituição em busca de empréstimo, entenda a sua própria empresa, quais as suas necessidades?
Por que você precisa de um empréstimo no momento?
Tenha noção do valor que estará pedindo e também que irá pagar a mais no final do processo, pedir empréstimos é um processo que pode sim lhe beneficiar e fazer com que sua empresa cresça, porém, essa atitude, quando feita por impulso, poderá ser o motivo que levará seu empreendimento a falência.
Diferentes instituições financeiras
Analise e estude os diferentes bancos e suas respectivas linhas de crédito; as instituições possuem diferentes taxas de juros e prazos, escolha aquela que melhor se enquadrar nas condições de sua empresa;
Restrições
Diferentes instituições financeiras também possuem restrições para a liberação de crédito; confira se sua empresa e a instituição que lhe interessar são compatíveis e o empreendimento se adequa às exigências do instituto;
Via de mão dupla
Assim como você está precisando de dinheiro momentaneamente o banco/instituição que lhe liberar o crédito também precisa da garantia de que você conseguirá realizar todo o pagamento no final.
Tenha um plano de negócios em sua empresa que demonstra a solidez e seus lucros a fim de que o banco libere o crédito mais facilmente;
Formalidade
Seja o mais formal possível no pedido de empréstimo, entregue todas as documentações exigidas, quanto mais documentos e provas você entregar ao banco mais fácil será a liberação do empréstimo.
Empréstimo empresarial online
O empréstimo empresarial online não foge muito do empréstimo bancário comum e mais conhecido; a diferença é que neste método a empresa/banco do qual você estará negociando um empréstimo nasceu e possui todas ou boa parte de suas relações de forma online, podemos citar o banco Inter e Nubank por exemplo.
O empréstimo empresarial online vem crescendo em meio aos micros e pequenos empreendedores uma vez que possui uma maior facilidade para conseguir o crédito, menos burocracias, e as taxas podem chegar a ser 50% mais baixas que em bancos comuns.
Quando uma empresa deve fazer um empréstimo?
A contratação de um empréstimo deve ser feita em último caso ou quando tiver certeza absoluta de que conseguirá pagar todos os juros que serão decorrentes deste empréstimo.
Algumas das razões pelas quais você pode começar a pensar em realizar essa negociação são:
Investimento em produtos
É comum que fornecedores de produtos ofereçam um bom desconto quando a compra é feita com uma quantidade alta de volumes.
Caso este seja seu caso, optar por um empréstimo pode ser uma opção, faça um bom controle do seu estoque e leve em consideração a demanda dos produtos o que você está comprando.
Melhor produtividade
Melhorar a produtividade resulta numa melhora dos resultados financeiros, possuir máquinas/tecnologias melhores é um investimento futuro que vale a pena e conseguirá repor o valor do empréstimo;
Infraestrutura
A empresa cresceu e precisa de mais espaço? Este também é um dos bons motivos para realizar um empréstimo. Uma maior infraestrutura resulta na melhora da capacidade produtiva e de vendas de sua empresa.
Marketing
Investir em marketing é de extrema importância no mundo atual, ações online lhe resultam em vendas melhores a curto prazo e uma maior aproximação com seus clientes.
Empréstimo empresarial vale a pena?
A questão que fica é, o empréstimo empresarial vale a pena?
Bom, como já citado anteriormente as grandes taxas de juros presentes nos bancos fazem com que o empréstimo não seja muito recomendado para grande parte das situações.
É necessário analisar todas as questões mostradas aqui no artigo e pensar em você e em seu empreendimento. O empréstimo inicial e a presença do dinheiro no momento exato valerão a pena o valor que você precisará pagar após fechar o negócio?
Existem situações e situações, acima foram citados alguns casos específicos em que o empréstimo poderá ser uma boa opção, sua empresa se enquadra em uma delas?